Mudança… Doce Mudança…

Ha 12 anos uma das plataformas de edição de vídeo permanece quase que intocada. Até esse mês.

Nos proximos 30 dias, a Apple deve lançar o novo Final Cut X, um dos programas que permaneceu por maior tempo intocado na história da companhia. Ele sobreviveu a revolução dos 64-bits sem alterar sua arquitetura e aguentou ver os concorrentes se aproveitarem das GPU’s de placas de video com muita força. Mas quem quer chegar na frente na decada de 10 não pode estar a cavalo e a Apple reparou nisso.

O novo Final Cut é em 64-bits, sendo assim ele pode aproveitar toda a RAM do computador, tem aceleraçao por GPU, podendo aproveitar as placas de videos mais novas para gerar efeitos e vai suportar 4k em realtime (bom senso pra saber o tipo de maquina que isso vai rodar :P).

Mas nem tudo são rosas. A interface do programa foi inspirada no iMovie… Muita gente não gostou. Eu pessoalmente não gostei. Pode até ter se tornado mais funcional, mas o que vai ter de “criança” falando que é editor agora, não é pouco. O que vai mandar agora em tudo vai ser a qualidade dos videos a serem editados, porquê agora ficou muito fácil pra se tornar um editor (ou pelo menos, parecer)…

O Final Cut X deve sair logo logo lá pelos seus U$$ 399,00 (dinheiro que eu não posso pagar) na App Store (de um jeito que eu não posso pagar). O jeito é continuar com o meu querido Windows Movie Maker… (bazinga implícito)

Começe a ter um ataque epilético.